— Publicidade

Por que conteúdo em vídeo e não em texto?

05/08/2019

Por que um conteúdo em vídeo e não em texto para o sucesso online de sua marca ou empresa? Primeiro, antes de respondermos a esta pergunta, queremos deixar claro um aspecto: tanto textos quanto vídeos são formatos capazes de gerar bons resultados para seus negócios online. Contudo, cada um deles possui diferentes características. Estas devem ser alinhadas ao perfil do seu negócio. Por isso, neste post, vamos elencar, principalmente, as principais particularidades relacionadas aos vídeos e como elas podem alavancar os seus resultados.

Conteúdo em vídeo é uma tendência

Deste modo, é importante ressaltar que, atualmente, uma das grandes tendências do empreendedorismo e do marketing é o marketing de conteúdo em vídeo. No entanto, esta tendência não se refere apenas àqueles formatos tradicionais de produção audiovisual. Mas à produção de conteúdo sobre o seu negócio ou sobre os assuntos que sejam interessantes para o público do seu negócio. Assim, o vídeo marketing gera presença na rede, percepção de autoridade e aumento nas suas vendas online.

Características de um conteúdo oferecido em texto

Porém, vamos começar com as principais características do conteúdo oferecido em texto. Mesmo que pareça, o hábito da leitura não está morto. É verdade que as pessoas leem menos livros do que antigamente. Porém, consomem diariamente muita informação online. Quem trabalha com Inbound Marketing sabe que, com as técnicas certas, é possível posicionar o texto do blog da sua marca ou empresa entre os primeiros resultados do Google. Isso faz com que o público interessado no setor em que você atua consuma o seu conteúdo, conheça a sua marca, serviços ou produtos. E o texto traz algumas vantagens como:

— Oferece bons resultados a curto, longo e médio prazos, dependendo das estratégias utilizadas;

— O investimento é baixo: para lançar seu conteúdo em texto online, basta comprar um domínio, contratar um servidor, construir um site com um programador e ter seus textos produzidos por um redator;

— Todo segmento possui conhecimento que pode ser revertido em informações e dicas úteis para o seu público-alvo. Por isso, sempre há conteúdo interessante para se criar um blog e alimentá-lo.

Características de um conteúdo oferecido em vídeo

Como dissemos, o formato vídeo é a tendência. Os vídeos curtos e dinâmicos são os mais atraentes para o público atual, pois são a fórmula certa para reter a atenção do espectador, que é estimulado pelos recursos visuais. Mas o aspecto mais importante inerente ao conteúdo transmitido em vídeos é: eles trazem resultados melhores e mais consistentes do que aqueles em texto. Confira algumas estatísticas que comprovam isso.

Cenário de crescimento do vídeo marketing

  • Para este ano de 2019, há a previsão de que 80% do tráfego online seja exclusivamente de vídeos;
  • Os usuários gastam cerca de 1/3 do seu tempo na Internet assistindo a vídeos;
  • A quantidade de vídeos assistidos em dispositivos móveis dobra a cada ano;
  • Usuários de dispositivos móveis são 3x mais propensos a assistir a vídeos do que em um computador. E a tendência é de cada vez mais dispositivos móveis;
  • O Youtube é o 2° maior buscador da Internet, com cerca de 3 bilhões de buscas por mês.

Tráfego e posicionamento

O conteúdo em vídeo também gera mais tráfego e posicionamento para a sua marca ou empresa:

  • Uma página que contenha um vídeo é 53% mais propensa a aparecer na primeira posição da busca Google;
  • Posts com vídeos atraem 200% mais Inbound Links (links de outros sites), o que é fundamental para o ranqueamento orgânico;
  • 92% dos usuários de dispositivos móveis costumam compartilhar vídeos;
  • Anúncios em vídeo geram 43% mais compartilhamentos no Facebook;
  • Páginas que possuem vídeos retém o usuário por 2 minutos a mais do que páginas sem vídeos;
  • Ao fazer uma busca, as páginas que possuem vídeos têm uma taxa de cliques 41% maior do que páginas que contém apenas textos.

Conversão e vendas

Além disso tudo, o vídeo também aumenta as taxas de conversão e vendas:

  • As landing pages que possuem vídeo têm um aumento de 80% na sua taxa de conversão;
  • E-mails marketing com vídeos apresentam uma taxa de conversão 2x a 3x maior do que aqueles só com textos e diminuem os descadastramentos em 26%;
  • 90% das pessoas acham que vídeos ajudam a decidir sobre a compra de um produto;
  • 4 de cada 5 consumidores se lembram de uma empresa em função do vídeo, mesmo 30 dias depois de tê-lo assistido;
  • 75% dos executivos preferem assistir a vídeos do que ler textos sobre determinado assunto.

Escolha vídeos para gerar seu conteúdo

Assim, a partir desses números, podemos concluir que vídeos trazem resultados mais rápidos. Também geram vantagens em relação às marcas ou empresas que apresentam conteúdo no formato texto. Além disso tudo, solidificam posições que já são favoráveis. E a conjuntura audiovisual tem crescido muito com a popularidade dos dispositivos móveis. Isso favorece os conteúdos em vídeo e gera um relativo barateamento dos equipamentos e das produções. 

A melhor produtora para criar seu conteúdo em vídeo: SoftCine

Portanto, impossível não se convencer de que o vídeo é o formato mais eficiente para gerar sucesso online à sua marca ou empresa. Mas não bastam apenas vídeos, é preciso elaborar vídeos de alto padrão, com conteúdo interessante e atraente. Por isso, a sua melhor escolha é a produtora SoftCine. Somos sinônimo de versatilidade, alta qualidade e confiabilidade. Sempre trazemos a nossos clientes algo além do que uma produtora padrão oferece. Você imagina e nós fazemos!

Ligue Agora