— Insights

Economia da atenção e vídeos corporativos

12/04/2018

No post de hoje você vai descobrir o que é a economia da atenção e como uma empresa pode aplicar esse conceito em vídeos corporativos, com o objetivo de aumentar a visibilidade e posicionamento da imagem da companhia no mercado.

Atualmente, é inegável a importância de cuidar da imagem que uma empresa passa para os clientes e colaboradores. Pensando nisso, muitas empresas acabaram utilizando como estratégia de comunicação o uso de vídeos corporativos.

Qual a relação que pode então ser estabelecida entre vídeos corporativos e a economia da atenção? Isso você descobre a seguir!

 

Economia da atenção e vídeos corporativos: um excelente casamento

Conteúdos audiovisuais permeiam diariamente nossas vidas. Contudo, nem todo conteúdo a que somos expostos é capaz de chamar nossa atenção. Na verdade, a atenção é um conceito de extrema importância, tanta que acabou surgindo um termo que corrobora com isso –  economia da atenção.

A economia da atenção faz referência ao fato de que nossa atenção é limitada e que, para que uma empresa consiga chamar a atenção de um potencial cliente, ela precisa encarar a atenção como algo escasso. Em outras palavras: há um limite para o número de coisas as quais o ser humano pode dedicar sua atenção. Nesse cenário, é preciso utilizar estratégias eficazes que possam comunicar diretamente com o seu cliente e, mais importante, prender a atenção dele.

Apesar de esse conceito parecer recente, a economia da atenção é um termo que tinha seu eco já em 1969, por meio do pesquisador americano Herbert Simon.

Em 1971, Simon afirmou que “[…] em um mundo rico em informação, a riqueza de informação significa um pobreza em outra coisa: uma escassez no que a informação se alimenta. O que a informação consome é muito óbvio: ela consome a atenção de seus recipientes. Assim, riqueza em informação cria uma pobreza em atenção e a necessidade de alocar eficientemente a atenção entre a superabundância de fontes de informação que a consome”.

Eis que então surge uma questão muito importante a ser resolvida. Como eu posso fazer para chamar e prender a atenção do meu cliente com o objetivo de transmitir uma mensagem? A resposta para essa pergunta, é claro, dependo do tipo de mensagem que você quer passar e os meios que você dispõe para fazer isso.

A partir desse momento, que você já conhece o significado do termo economia da atenção,  podemos começar a estabelecer as relações pertinentes.

Encaixando as peças: economia da atenção, vídeos corporativos e a imagem da sua empresa

Mas, afinal de contas, qual a relação de vídeos institucionais, economia da atenção e como isso pode ajudar a sua empresa? Primeiro, a velha máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras continua tendo validade aqui. O conteúdo audiovisual tem um poder para chamar e manter a atenção do público que outras mídias dificilmente conseguem alcançar.

Em segundo lugar, a economia da atenção deixa algo claro. Muito mais do que apenas comunicar, é de extrema importância a forma como isso é feito. Portanto, entra aqui a importância de um roteiro bem feito e que seja capaz de dialogar com seu público-alvo.

Ainda cabe destacar que os benefícios de atingir o objetivo da comunicação são inúmeros: sua empresa passará maior credibilidade, ela terá uma imagem positiva na cabeça dos seus consumidores. Também importante é o fato de que os vídeos corporativos podem se tornar uma útil estratégia de alavancar a imagem da empresa e torná-la mais competitiva no mercado.

Produtora de vídeos institucionais

Você sabia que em 2021 uma pessoa levaria mais de 5 milhões de anos para assistir a quantidade de vídeos disponíveis mensalmente na internet? Esse dado, que parece um pouco irreal, significa duas coisas. Primeiro, a importância de conteúdos audiovisuais não para de crescer. Em segundo lugar, para que sua empresa possa se destacar nesse cenário é necessário que também seus vídeos sejam capazes de sobressair.

Como você deve ter concluído ao chegar ao fim deste texto, não basta apenas comunicar. A maneira como isso é feito, em um cenário marcado por uma saturação da informação e uma escassez da atenção, é de extrema importância.

Por isso, se você busca uma produtora de vídeos corporativos, não deixe de entrar em contato com a Softcine. Somos uma produtora audiovisual localizada em Curitiba, mas com atuação em todo o território nacional.

Você também poderá se interessar por…

> Vídeos Corporativos: ferramenta estratégica para a sua empresa

> A importância do Youtube como estratégia de comunicação

Ligue Agora