— Production

Por que o roteiro para um vídeo é essencial?

14/11/2019
Por que o roteiro para um vídeo é essencial?

Produzir um vídeo ou filme envolve fases complexas de criação e produção até chegarmos ao resultado final que assistimos na tela. Por isso, tudo precisa ser planejado e pesquisado minuciosamente. Uma das primeiras etapas é o desenvolvimento de um roteiro. Podemos dizer que o roteiro é o coração do vídeo ou filme, item essencial para sua criação e produção. Algo que auxiliará no trabalho de diversos profissionais da cadeia de produção audiovisual: desde a pesquisa de locação até a edição da peça.

Roteiro: o coração estratégico

Para uma peça audivisual ser executada com sucesso, é imprescindível valorizar cada etapa de sua criação e produção. Em especial, a criação do roteiro. Nele, são considerados diversos aspectos estratégicos sobre o objeto da peça, assim como as soluções do meio audiovisual que potencializam os resultados de abordagem. Isso porque a linguagem do vídeo, tanto a falada quanto a das câmeras, se baseará naquilo que a a empresa deseja transmitir, a partir de um estudo de influência e impacto dessas estratégias comunicativas e estéticas sobre o público-alvo.

Isto posto, essas estratégias definem, por exemplo: as cenas, a criação dos diálogos, o tom de voz, locações para as gravações, enquadramentos básicos de câmera, equipamentos a serem utilizados, indicações para a edição posterior e outros pontos. Em resumo, o roteiro de vídeo é a transcrição da produção para o papel. Ele também antecipa os principais desafios que a equipe irá enfrentar ao longo do processo.

A linguagem do público-alvo

Em primeiro lugar, é essencial que o roteiro estabeleça a linguagem certa para dialogar de maneira efetiva com o público-alvo. Logo, é preciso considerar o perfil, a persona do cliente em potencial e, a partir disso, desenvolver a linguagem comunicativa e estética que será capaz de impactá-lo positivamente. Consequentemente, o roteiro é construído a partir da definição do perfil do público-alvo. O formato do vídeo, seus diálogos, os elementos de cena também são pensados em função dele.

A solução para o público-alvo

Assim, falando a linguagem do público-alvo, é necessário pensar em outro aspecto que atraia a atenção: a exposição da solução para determinado problema. Se o roteiro é o coração do vídeo, apresentar a solução de um problema é o clímax do roteiro. É preciso considerar aquilo que foi pesquisado sobre o produto ou serviço apresentado e, então, definir como esse objeto pode trazer benefícios para o público-alvo.

Como o dia a dia desses consumidores pode ser melhorado com essa solução? Ela é capaz de atingir o emocional do público se trabalhada com delicadeza? Ou é necessária uma abordagem mais objetiva? Seja qual for a escolha de abordagem do roteiro, a presença da solução é imprescindível. É preciso despertar no público a necessidade de adotar essa solução para sua vida.

O formato ideal para o vídeo

Sabemos que o consumo de informações na Internet se dá de forma rápida. Também sabemos que o vídeo é um formato acessível e dinâmico, sendo bastante popular entre a audiência. Por isso, o ideal é um conteúdo com duração de até 2 minutos, o que permite um engajamento imediato. Ou seja, o público pode assisti-lo rapidamente, sem deixar para depois. De qualquer maneira, se o produto ou serviço pedir a criação de um vídeo mais extenso, há outras maneiras de torná-lo dinâmico. Por exemplo, dividi-lo em episódios de uma série. Há diversas saídas para flexibilizar o formato e elas devem estar previstas no roteiro.

Espaço para novas ideias

Apresentar empresas, produtos e serviços através de histórias numa produção audiovisual não é um trabalho exato. No decorrer do processo de criação e produção da peça, novas ideias que não estavam previstas no roteiro inicial podem surgir. E isso também deve estar previsto no roteiro. A criatividade não tem limites e nem hora certa para funcionar. Portanto, um roteiro flexível consegue conquistar melhores resultados.

Conheça a SoftCine!

Gostou do texto e gostaria de saber mais sobre soluções audiovisuais para a sua empresa? A SoftCine possui tradição e experiência na criação e produção dos mais diversos tipos de vídeos e filmes. Nossa equipe técnica é altamente capacitada e qualificada. Trabalhamos com sensibilidade e criatividade, orientados pelas necessidades de nossos clientes.

Ligue Agora