— Sem categoria

Dicas para escrever um roteiro muito bom!

30/05/2018

Você precisa escrever um roteiro e está buscando dicas sobre como fazer isso da melhor forma possível? A Softcine preparou um texto que irá ajuda-lo a desenvolver um bom roteiro com várias dicas do que deve ser levado em consideração no momento da escrita.

Porém, antes de iniciar, precisamos deixar algo claro. Afinal de contas, o que seria um roteiro?

O que é um roteiro?

Ao contrário de um livro, um roteiro não é o produto final que chegará às mãos dos consumidores. Assim, ele é muito mais um guia que torna viável a realização de um produto audiovisual.

Após todas as filmagens terem sido concluídas o roteiro acaba perdendo sua utilidade. Mas isso não significa que ele é desnecessário ou sem importância. Na realidade, o roteiro é uma parte muito importante, pois permite que toda a produção seja realizada. Um bom roteiro deve nortear o trabalho do diretor e da equipe técnica para que o que está escrito no papel possa ser transposto para uma tela.

Por essa razão, devem constar em um roteiro as informações que um espectador irá ver quando estiver assistindo ao produto final, seja ele um filme, série ou peça publicitária. Porém, tenha cuidado, pois um roteiro é muito mais algo descritivo do que um como fazer literal. Essa parte é função do diretor, que escolhe os melhores ângulos e planos para dar vida ao roteiro. Porém, quando você achar pertinente, não há nada que impeça que essas informações estejam presentes.

Agora que você já sabe o que é um roteiro e a importância que ele desempenha em uma produção audiovisual, vamos ver algumas dicas de como escrever um bom roteiro.

Estude sobre o processo de criação de roteiros

Há toda uma praxe que envolve a criação de roteiros. São várias as nomenclaturas que ajudam o diretor a compreender como colocar na prática o que você deixou escrito. Além disso, há uma formatação prévia que deve ser seguida no momento de elaboração do roteiro, a fim de padronização.

Mas, para que você consiga apreender todos esses detalhes que permeiam a escrita de um roteiro não há outra solução. É preciso estudar muito! Para exemplificar isso, colocamos abaixo alguns conceitos que são utilizados no momento de criação de um roteiro:

  • Argumento: é uma espécie de sinopse que contém a ideia central do roteiro. Mas, diferente da sinopse, aqui você deve relevar o desfecho da história.
  • Escaleta: costuma-se dizer que a escaleta é o “esqueleto”, ou seja, a forma que o roteiro irá tomar. Ela deve servir de base para a construção do roteiro.
  • Cabeçalho da cena: deve conter as informações do tipo de localidade da cena (interior ou exterior), a localidade em si (por exemplo, sala de estar da casa da personagem X) e também o tempo para indicar se a cena ocorre durante o dia ou a noite;
  • Transição: você deve utilizar termos como corta para, fusão para, match para.

 

Preste atenção ao público alvo

Essa é uma dica de ouro para qualquer pessoa que precisa escrever um roteiro. Você precisa saber quem é o seu público.

Reconhecer isso permite a você criar diálogos mais convincentes, com personagens e situações que irão gerar uma maior identificação. Dessa forma, saber quem é o público, quais são suas ideias, medos, desejos e aspirações permite que você produza algo em sintonia com quem irá assistir.

Não se esqueça de que a qualidade do seu roteiro será julgada por quem irá assistir ao produto final! Por isso, nunca se esqueça dele durante todo o processo de escrita de um roteiro.

 

Tenha referências de qualidade

Ninguém nasce magicamente escrevendo um roteiro de qualidade. Para isso, é necessário praticar e se dedicar à essa tarefa. Porém, é importante também possuir referências de qualidade. O que seria isso?

As referências de qualidade que nos referimos são outros produtos audiovisuais que podem ajudar você na tarefa de escrever um roteiro.

É importante que você dedique seu tempo a assistir filmes, séries, peças publicitárias e todo tipo de conteúdo audiovisual. Mas isso deve ser feito de modo crítico. Procure identificar os seguintes itens quando você estiver praticando esse exercício:

  • Quais são os elementos da cena;
  • Como as transições entre as cenas são feitas;
  • Qual é o fio condutor da história;
  • Como se dá a estruturação dos diálogos;
  • Há narração? Se sim, em quais momentos ela acontece;
  • Como os diferentes planos se intercalam.

Praticar esse exercício permite a você expandir seu repertório e melhor organizar os pensamentos no momento de construir um roteiro.

Fotograma de Her, filme que venceu o Oscar em 2013 na categoria de melhor roteiro original

Agora, só basta você começar!

Escrita profissional de roteiros

São muitos os detalhes que precisam ser levados em conta para a criação de um roteiro. Porém, você não precisa se preocupar com todos eles? Você precisa de um roteiro com qualidade profissional, que seja capaz de dialogar com o público e ainda apresente todas as características que deixam um roteiro impecável?

Então não deixe de entrar em contato com a Softcine. Temos uma equipe qualificada de profissionais que permitirá que, juntos, possamos criar o melhor roteiro de acordo com o seu objetivo!

Mais importante, nós temos os meios necessários para que seu roteiro saia do papel!

Você também poderá se interessar por…

>> Buscando um pouco de criatividade? Veja como essas 5 empresas inovaram por meio de propagandas originais

>> Você sabe qual é a importância do Youtube como estratégia de comunicação?

>> Economia da atenção e vídeos corporativos

Ligue Agora