— Produção

Motion Design: descubra o que é e porque utilizar

26/06/2018

O motion design é um abreviação da expressão em inglês Motion Graphic Design. ocê pode encontrar o termo tanto como motion design como também motion graphics. Na prática, trata-se de dar vida a elementos gráficos em um vídeo. Em alguns casos, as palavras de um texto podem ganhar movimento, mas o motion design não se restringe a isso.

Um vídeos em motion design pode dar vida tanto a formas, pictogramas, fotos e todos os tipos de ilustração.

Você com certeza já viu algum tipo de motion design. Eles estão muito presentes em telejornais, vinhetas de programas televisivos e até mesmo no cinema.

Outro lugar em que podemos encontrar o motion design é na publicidade. Na realidade, essa prática é muito apreciada no mundo publicitário, principalmente por ajudar a dinamizar vários tipos de vídeos, como no caso dos vídeos institucionais.

 

Onde utilizar motion graphics?

São várias as opções dos produtos audiovisuais nos quais é possível utilizar o motion grapic design. A seguir, você pode conferir algumas sugestões:

  • Vídeos institucionais;
  • Vídeos para treinamento e integração;
  • Vídeos motivacionais;
  • Vídeos para venda de produtos;
  • Vídeos explicativos de produtos;
  • Vinhetas para TV corporativa;
  • Vinhetas para transmissões ao vivo;
  • Motion graphic como auxílio para vídeos educativos;
  • Aberturas de séries para TV/ web;
  • Motion graphic design para filmes publicitários.

 

Por que utilizar o motion design em seus vídeos?

Pedagógico: O motion design apresenta uma característica que lhe confere uma grande vantagem: ele pode ter uma característica pedagógica, ajudando a simplificar conceitos e transmitir ideias de forma clara.

Dinâmico: o ritmo das produções que envolvem motion graphics ajuda a cativar o  público.

Qualidade estética: outra qualidade do motion graphics é a estética diferenciada que ele possui. Além disso, é muito eclético: as possibilidades do que pode ser feito com ele depende apenas do limite da imaginação!

 

O Motion Design e a economia da atenção

Já falamos em outro post aqui no blog sobre a economia da atenção (clique aqui e não deixe de ler o post completo). Em resumo, a economia da atenção é um conceito que diz que a atenção é um produto escasso, ou seja, os seres humanos têm uma quantidade limitada dela.

Aplicando esse conceito no universo da produção de vídeos, chegamos a um cenário marcado pela saturação de informações – estamos expostos a um grande número de peças audiovisuais, sendo que a maioria delas passa despercebida por não conseguir prender nossa atenção.

Assim, para que um vídeo possa prender a atenção do público e transmitir uma mensagem é necessário que ele se destaque em um mar de produtos genéricos. E aqui entra um dos grandes trunfos do motion design: ele possibilita justamente isso, que os vídeos se destaquem. Então, quando nos deparamos com um vídeo nesse estilo temos nossa atenção voltada para ele. É algo diferente.

 

Invista em Motion Design

Você está busca uma maneira incrível de destacar seu negócio ou produto? Então o motion graphics design pode ser a solução perfeita para isso!

 

Não deixe de entrar em contato com a Softcine e decubra como nós podemos ajudá-lo a fortalecer a imagem da sua marca. Somos uma produtora de vídeos localizada na cidade de Curitiba e com abrangência nacional e padrões internacionais de produção.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Storytelling: descubra mais sobre a arte de contar histórias

>> Buscando um pouco de criatividade? Veja como essas 5 empresas inovaram por meio de propagandas originais

>> Vídeos corporativos: ferramenta estratégica para a sua empresa

Ligue Agora