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Você sabe qual a importância do Youtube como estratégia de comunicação?

19/03/2018

O YouTube foi lançado em fevereiro de 2005 com a intenção de permitir aos usuários carregar, compartilhar, pesquisar e assistir a vídeos. O site atingiu um grande sucesso e acabou sendo adquirido pelo Google em 9 de outubro de 2006 por um valor de 1,65 bilhão de dólares.

O crescimento e a popularidade da plataforma se deram de maneira exponencial. Em 2017, o YouTube era acessado por 95% da população online brasileira¹. Esse número demonstra a importância e a grandeza da plataforma.

Como Soukup² afirma, “o YouTube mostra que pessoas comuns têm coisas a comunicar. Ele desafia a ideia de uma audiência massificada. Ele se insere entre categorias, não sendo apenas um site para o compartilhamento de vídeo; ele é mais do que uma rede social; mais do que um canal de comunicação; ele é mais do que um lugar para criatividade; mais do que um lugar para o compartilhamento semiprivado; apesar de ser todas essas coisas”.

Como o YouTube pode ajudar sua empresa?

Um relatório divulgada pelo Google com o nome “The (Enterteinment) Revolution will not be Televised”³ aponta que as experiências de vídeos online serão o futuro do entretenimento.

56 estudos independentes na Europa sobre o retorno sobre investimento (ROI, na sigla em inglês) de diferentes canais de marketing mostraram que, em 8 de cada 10 desses estudos, o YouTube entregou uma maior taxa de retorno quando comparada com a da TV.

O relatório ainda afirma que “o papel da TV no futuro do entretenimento está mudando. Enquanto a TV ainda apresenta um caminho bem-sucedido para o alcance de massa, os planos de mídia precisam se adaptar para o local em que as pessoas estão engajadas e escolhendo ao que assistir. O mix de mídia não é completamente automatizado, o que significa que plataformas como o YouTube são frequentemente sobrevalorizadas pelo mercado”.

Outra pesquisa4 divulgada pela gigante da internet revelou alguns insights muito importantes para quem ainda tinha alguma dúvida da importância do YouTube para a publicidade de empresas. A pesquisa, datada de 2015, revelou:

– A visibilidade média de um anúncio na internet (sem incluir o YouTube) é de 54%. Já no YouTube esse valor salta para 94%, ou seja, 94% dos usuários da plataforma acabam sendo impactados pelos anúncios.

Figura 1 – Países em destaque apresentam as maiores taxas de visibilidade de anúncios no YouTube5

youtube-no-mundo– O Brasil é o quarto país do mundo no que refere à visibilidade de um anúncio. O valor no país é de 89%.

– Usuários expostos a anúncios no YouTube que foram apenas ouvidos e não vistos apresentavam uma chance 33,1% maior de se lembrar do anúncios quando comparado aqueles que não foram submetidos a eles.

Produção de anúncios para o YouTube com quem entende

Ao chegar aqui, você deve estar se perguntando o porquê de ainda não ter investido em publicidade no YouTube. De fato, os dados não deixam enganar: a plataforma de vídeos é essencial na comunicação de uma empresa.

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Fontes:

¹ https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/youtubeinsights/2017/introducao/

² Soukup, P. A. (2014). Looking at, with and through YouTube. Communication Research Trends, 33(3), 3-34. Tradução livre.

³ Tradução livre retirada de: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/en-gb/consumer-insights/the-revolution-will-not-be-televised-articles/

4 http://storage.googleapis.com/think/docs/are-your-videos-making-an-impression.pdf

5 http://storage.googleapis.com/think/docs/are-your-videos-making-an-impression.pdf

 

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