— Marketing

Por que vídeos têm o poder de focar a atenção do cérebro?

30/04/2020

Por que vídeos têm o poder de focar a atenção do cérebro?

Como já sabemos, vídeos falam a língua da audiência, são peças versáteis, com características que prendem a atenção dos usuários e transmitem a mensagem de maneira mais efetiva que outros tipos de conteúdo. Além disso, são mais didáticos e criam maior engajamento. Consequentemente, geram maior retorno e melhores resultados para empresas ou marcas.

Mas essa efetividade dos vídeos também possui base científica. Isso mesmo, a partir de alguns conhecimentos básicos sobre o cérebro humano, podemos entender melhor porque eles cativam tanto as pessoas. Não é à toa que tenham se tornado o formato mais consumido na Internet atualmente.

Neste texto, vamos entender um pouco porque as imagens em movimento dos vídeos têm tanto poder de focar a atenção do cérebro. Isso é algo importantíssimo para qualquer estratégia de marketing. Afinal, chamar a atenção do público é o primeiro passo para se obter sucesso.

O cérebro humano prefere imagens em movimento, como vídeos

Sendo assim, começamos com um preceito que parece intuitivo para nós: em geral, pensamos através de imagens. E se elas forem em movimento, melhor. Para se ter uma ideia, estima-se que o cérebro humano processe um vídeo cerca de 60 mil vezes mais rápido que um texto com o mesmo conteúdo.

Ainda, o vídeo demanda um tipo de concentração mais simples de o espectador alcançar. Esta tem a ver com características do cérebro que remetem a algumas de suas funções instintivas de sobrevivência. Justamente por essas imagens serem em movimento e em detalhe, estimulamos esses instintos, nosso corpo responde e a atenção é ativada. Entenda melhor essa dinâmica a seguir.

Por que imagens em movimento chamam atenção do cérebro?

Vamos retornar a cerca de 300 mil anos atrás, nos primeiros tempos dos Homo sapiens. Durante uma caminhada trivial, todos os perigos espreitam um exemplar da espécie e ele precisa estar atento ao ambiente. Então, num canto da mata, uma cobra se move, ele percebe essa imagem em movimento e seu cérebro entra em estado de alerta/concentração em relação ao risco.

Em um primeiro momento, o cérebro entra nesse estado não por se tratar de uma cobra, mas por conta do movimento na paisagem. Essa característica cerebral ancestral explica porque imagens em movimento — como as dos vídeos — prendem a nossa atenção. Claro que evoluímos e não nos sentimos ameaçados assistindo a um simples vídeo, mas o impulso de prestar atenção e de se concentrar permanece de forma residual.

Nosso cérebro responde dessa maneira a imagens em movimento em detalhes. Por exemplo, pense em uma longa viagem de carro. Todo o cenário está em movimento e nem por isso se entra nesse estado de alerta a cada mudança. Mas se o celular vibra no banco do carro, o cérebro já entra em alerta.

Seguindo a mesma lógica, dá para entender porque vídeos marketing que aparecem em nossa timeline conquistam esse efeito de foco de atenção, abrindo portas para serem assistidos, compartilhados e gerar engajamento. Esse é um dos muitos segredos para o sucesso do formato.

Imagens em movimento dos vídeos focam a atenção

Um estudo recente da Universidade de Delaware (EUA) investigou as reações do corpo e do cérebro humano em relação a apresentação de imagens em movimento e estáticas a um grupo de pessoas. Ao verem ou assistirem a tais tipos de imagens, foram analisadas a temperatura da pele, as reações cerebrais e os batimentos cardíacos dos participantes.

Os resultados demonstraram que o movimento das imagens aumentava significativamente o estado de excitação. Além disso, tendia a desacelerar os batimentos cardíacos. Isso refletiria mais probabilidade em uma maior concentração de atenção nas imagens em movimento. Sendo assim, concluiu-se que quando nosso cérebro é exposto a imagens em movimento, automaticamente aumenta a concentração e foca a atenção.

Conquiste sua audiência com vídeos produzidos pela SoftCine

Portanto, agora sabemos o poder que imagens em movimento têm sobre nosso cérebro. E esse é só um dos fatores científicos que demonstram a efetividade dos vídeos em relação à audiência. De qualquer forma, outras características do cérebro humano ligadas ao pensamento e às emoções também contribuem para o sucesso do formato.

Por isso, são muitas as razões para apostar em vídeos na estratégia de marketing da sua empresa. Mas não basta apenas ser vídeo, é preciso que seja um vídeo de alto padrão, para se diferenciar da concorrência.

Com a SoftCine, alto padrão é norma. Além disso, nosso relacionamento com os clientes é sensível e cooperativo, para que alcancemos juntos o resultado que você deseja! Conheça mais sobre nossos portfólios publicitário e corporativo, para ter certeza de nossa experiência e qualidade.

Loader
Fale Conosco
Whatsapp Messenger
Ligue Agora