— Produção

Pré-produção: as primeiras etapas para a criação do vídeo

31/01/2020

Pré-produção: as primeiras etapas para a criação do vídeo

De modo geral, realizar um vídeo possui três fases: pré-produção, produção e pós-produção. E cada uma dessas fases é desdobrada em etapas diferentes que envolvem diversos profissionais. Desse modo, na pré-produção são realizados o alinhamento e a criação de ideias, além da organização de recursos, materiais, locação, profissionais, documentos e equipamentos que serão necessários para as próximas fases.

Assim, para que a execução e preparação do vídeo aconteça de forma eficaz, é preciso antecipar e sistematizar muitas variáveis na pré-produção. Ou seja, a produção e a pós-produção são altamente dependentes de uma pré-produção bem-feita. Então, vamos entender melhor cada uma de suas etapas a seguir.

Alinhamento e criação de ideias

As primeiras ideias para o vídeo serão criadas a partir de uma reunião entre os profissionais da produtora e os solicitantes do vídeo. Algumas vezes, outros profissionais envolvidos no vídeo podem também comparecer. Desse modo, alinham-se as ideias principais, objetivos, o público-alvo, prazos e condições. Essas informações serão organizadas num briefing, que consiste na próxima etapa.

Montagem do briefing

Briefing significa “breve” em inglês, ou seja, é um breve compilado das informações mais relevantes para a execução de um projeto. No caso do briefing de vídeos, ele geralmente contém: informações sobre o cliente, objetivo do vídeo, meios de veiculação do vídeo, público-alvo, estilo do vídeo, especificações técnicas, cronograma de execução e as referências que serão utilizadas.

Visita técnica

Vídeos filmados em locações específicas exigem uma visita técnica aos locais na fase de pré-produção. Assim, é possível antever os melhores enquadramentos, ângulos e fundos para as cenas, tirando fotos prévias. Essas informações são insights importantes para a criação das sequências. Também são analisados outros aspectos como a luminosidade do ambiente, se é possível realizar gravações diurnas ou noturnas, os ruídos e quais equipamentos de filmagem, som e iluminação serão necessários.

Materiais, recursos e documentação

Esses são itens já levantados inicialmente no briefing e que devem ser coletados para as gravações. Tratam-se de figurinos, objetos, locação de um estúdio, assim como atores, figurantes, apresentadores ou locutores. Quando locações, compras ou profissionais terceirizados são envolvidos, é preciso levantar a documentação necessária para que sejam regularizados no orçamento do vídeo e conforme as leis trabalhistas.

Equipamentos

Baseando-se no que foi observado na visita técnica, os profissionais desta área escolhem os equipamentos que serão necessários para as filmagens naquela determinada locação. Além das câmeras, é preciso de itens de iluminação, áudio, tripés e outros acessórios relacionados, dependendo de cada caso.

E a próxima fase: produção!

Realize seu vídeo com a SoftCine

A SoftCine oferece soluções em audiovisual, envolvimento e parceria com cada cliente. Assim, conhecemos seu negócio, seu público e cada necessidade, fazendo do seu caso o mais novo case de sucesso! Conheça um pouco sobre nós e nosso trabalho!

Loader
Fale Conosco
Whatsapp Messenger
Ligue Agora