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Storytelling: descubra mais sobre a arte de contar histórias

30/05/2018

Você já reparou no poder que uma boa história tem?

Você já deve ter ficado horas lendo um livro porque queria saber o que aconteceria a seguir, ou ter se sentido triste pela morte de um personagem cativante. Até na televisão ou na internet você pode ter se deparado com uma propaganda que prendeu sua atenção em razão de uma história bem contada.

Na realidade, podemos dizer que são as histórias que conectam os seres humanos. Pense bem. Quantas histórias você conta por dia? Seja de um episódio de uma série ou de algo que aconteceu com você, é por meio das histórias que formamos conexões com outras pessoas.

A ciência até mesmo descobriu que quando alguém conta uma boa história as ondas cerebrais do interlocutor e dos ouvintes se sincronizam. O resultado disso é uma comunicação excelente, sem a presença de ruídos. Sinal de que a mensagem foi passada.

O ato de contar histórias tem uma relevância tão grande que até mesmo surgiu um termo para designá-lo. É o que chamamos de storytelling, que você poderá compreender a seguir.

Storytelling e produtos audiovisuais: um exemplário

Falar sobre a arte de contar boas histórias é uma coisa. Agora, fazer isso é outra completamente diferente. Por isso, trazemos alguns vídeos que comprovam tudo o que dissemos até agora: histórias têm poder.

Primeiro, não poderíamos começar de maneira melhor. Abaixo, você pode conferir uma palestra da escritora Isabel Allende. Ela compartilha um pouco dos seus 71 anos de experiência e nos oferece uma perspectiva muito interessante e sincera sobre o ato de envelhecer. Procure notar quais são os elementos que faz com que ela consiga se conectar com a plateia.

 

O próximo vídeo também é retirado de uma palestra do TED. Trazemos esse vídeo porque ele trata diretamente de storytelling. E a estrela desse vídeo é Shonda Rhimes, produtora, cineasta e roteirista norte-americana responsável por sucessos como Grey’s Anatomy e vencedora de vários prêmios por roteiros marcantes. Vale a pena conferir!

 

A seguir, temos uma peça publicitária que ilustra muito bem o poder do storytelling em criar sentimentos. O mais interessante é que não há comunicação verbal, ou seja, a história não é contada por meio de palavras, mas sim de imagens. Isso prova o poder que utilizar o storytelling em peças audiovisuais tem para se conectar de maneira mais profundo com os espectadores.

 

Por fim, trazemos um exemplo muito interessante produzido aqui pela Softcine. Trata-se de uma peça publicitária que nos conta histórias simples, mas não por isso menos eficaz. O tema do vídeo a seguir tem muita relação com o que discutimos até aqui: a comunicação. Apenas conseguimos contar histórias quando conseguimos nos comunicar. Mas, e para um imigrante que chegou ao Brasil sem saber português? Como você verá, para algumas coisas podemos dispensar as palavras!

Softcine, produtora de conteúdo audiovisual

Você sabia que em 2021 uma pessoa levaria mais de 5 milhões de anos para assistir a quantidade de vídeos disponíveis mensalmente na internet?  Esse dado, que parece um pouco irreal, significa duas coisas. Primeiro, a importância de conteúdos audiovisuais não para de crescer. Em segundo lugar, para que sua empresa possa se destacar nesse cenário é necessário que também seus vídeos sejam capazes de se sobressair. Como exatamente fazer isso?

Utilizar as técnicas de storytelling aumenta as chances de sucesso de qualquer peça audiovisual, seja um vídeo corporativo ou uma propaganda para a televisão. E é nesse ponto que entra o papel da SoftCine. Somos uma produtora de vídeos sediada na cidade de Curitiba com abrangência nacional e qualidade de produção internacional. Elaboramos roteiros de acordo com o seu objetivo para que seja possível estabelecer uma relação direta e uma comunicação eficaz com o público.

Não deixe de conferir nosso portfólio ou entrar em contato para que possamos saber como poderemos ajudá-lo!

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