— Corporativo

Vídeos corporativos: ferramenta estratégica para a sua empresa

19/03/2018

É inegável a importância que conteúdos audiovisuais apresentam hoje em dia. Seja na televisão, no seu computador ou smartphone, é quase impossível não se deparar diariamente com vídeos. Enquanto grande parte do conteúdo produzido tem como objetivo o entretenimento, há um nicho que visa à produção de vídeos com o objetivo de passar uma mensagem mais específica. Nesse caso, as ferramentas de produção audiovisual são apropriadas por empresas com o objetivo de promoção de produtos e/ou serviços ou então para a comunicação direta com clientes e colaboradores. É o caso dos vídeos corporativos.

O que são vídeos corporativos

Um vídeo corporativo, como o próprio nome já indica, é um tipo de vídeo produzido especialmente para empresas e que é destinado tanto para uso interno quanto para o mercado externo.

Por que optar pela criação de um vídeo corporativo?

Para responder essa pergunta, trazemos a seguir alguns dados relacionados ao consumo de vídeos em plataformas online.

– O Brasil se destaca no consumo de vídeos online na América Latina e no mundo. Ao todo, 86,5% dos usuários de internet no país consomem vídeos online – a maior taxa de penetração de todos os mercados estudados.¹

– Em 2017, o Youtube teve no mundo 1,5 bilhão de usuários registrados assistindo a vídeos online.² No caso do Brasil, a plataforma de vídeos online registrou a marca de 98 milhões de usuários mensais, com um incremento de 35 milhões nos últimos dois anos.³

Além desses dados, que já acabam demonstrando a importância que os vídeos possuem no dia a dia das pessoas, ainda vale destacar outras vantagens dos vídeos corporativos. Por exemplo, um vídeo, quando bem produzido, tem um grande poder de chamar a atenção do seu público alvo e aumenta a retenção de informações. Isso implicará em uma maior taxa de conversão, seu produto ou serviço reconhecido no mercado ou até mesmo uma maior motivação dos seus funcionários.

Uma característica marcante dos vídeos corporativos é que eles permitem que sua empresa conquiste resultados mais rápidos utilizando menos recursos. Isso porque os métodos tradicionais de divulgação (mídias impressas) perderam grande parte de sua eficiência ao perder cada vez mais público.

Além disso, um vídeo corporativo, por se tratar de uma mídia digital, não se desgasta, podendo ser utilizado inúmeras vezes. No caso de treinamentos ou vídeos institucionais isso acaba apresentando um grande valor, uma vez que permite que o investimento seja feito apenas uma vez e o produto (vídeo) pode ser utilizados tantas vezes quanto necessário.

Tipos de vídeos corporativos

Os tipos de vídeos institucionais são inúmeros, cada um atendendo a um objetivo específico. A seguir, dispomos alguns tipos de vídeos corporativos:

  1. Treinamento de pessoal, vídeos de instrução e de segurança. Por exemplo: vídeos apresentados por companhias aéreas sobre a segurança nos voos;
  2. Promoção da empesa (branding);
  3. Apresentações online de novos produtos ou serviços;
  4. Vídeos institucionais;
  5. Vídeos de depoimentos de clientes ou colaboradores;
  6. Vídeos de eventos promovidos pela empresa;
  7. Vídeos de recrutamento.

Produtora de vídeos corporativos

Você sabia que em 2021 uma pessoa levaria mais de 5 milhões de anos para assistir a quantidade de vídeos disponíveis mensalmente na internet?4 Esse dado, que parece um pouco irreal, significa duas coisas. Primeiro, a importância de conteúdos audiovisuais não para de crescer. Em segundo lugar, para que sua empresa possa se destacar nesse cenário é necessário que também seus vídeos sejam capazes de se sobressair.

E é nesse ponto que entra o papel da SoftCine. Somos uma produtora de vídeos sediada na cidade de Curitiba com abrangência nacional e qualidade de produção internacional. Buscamos sempre ir além daquilo que uma produtora convencional propõe.

Por isso, se você está buscando uma produtora audiovisual para a produção de vídeos corporativos não deixe de entrar em contato conosco!

Fontes:

1 – https://www.emarketer.com/Article/Brazil-Stands-Digital-Video-Viewing-Latin-America/1012028

2 – https://techcrunch.com/2017/06/22/youtube-has-1-5-billion-logged-in-monthly-users-watching-a-ton-of-mobile-video/

3 – http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2017/07/24/quem-sao-os-usuarios-do-youtube-no-brasil.html

4 – https://www.cisco.com/c/en/us/solutions/collateral/service-provider/visual-networking-index-vni/complete-white-paper-c11-481360.html#_Toc484813971

Ligue Agora